NOTÍCIAS

13.12.2019:

Doutor Maurício Cardoso reestrutura toda a saúde do município

A área da saúde de Doutor Maurício Cardoso está passando por uma grande reestruturação, desde a parte física até os atendimentos. No início deste mês, em um evento no auditório da Casa de Cultura, o governo municipal apresentou à comunidade as mudanças propostas.

O hospital, que estava com sua estrutura incompleta, fora das normas de vigilância sanitária, com pouca resolução e pouca ocupação, foi desativado em 2017 após discussão com a comunidade.  Mas os serviços de atenção básica se intensificaram e os plantões passaram a ser atendidos no Hospital Oswaldo Cruz por meio de um convênio com a ABOCH.

Agora, está em fase de licitação a construção de um novo Centro de Saúde, que comportará toda a estrutura, atualmente dividida em 3 pontos da cidade, inclusive com laboratório próprio do município. A obra terá um investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão, e será construída na área do antigo hospital, aproveitando quase metade da estrutura existente, diminuindo os custos. “O objetivo de tudo isso é prestar um atendimento melhor, com um custo menor. Será possível uma antiga aspiração: investir o dinheiro da saúde dando para o povo mais exames gratuitos, mais medicamentos e mais serviços e cuidados na área da prevenção. Teremos melhores condições tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde trabalharem de forma mais assertiva”, destacou o prefeito Marino Pollo.

A enfermeira Juliane Kuhn, nomeada gerente das Unidades de Saúde, explicou a nova forma de funcionamento da saúde que já está em vigor desde terça-feira:

- São 3 equipes com atendimento regular mais equipe volante, sendo:

- ESF 1 atenderá pacientes que pertencem às áreas de atendimento das agentes de saúde Maria, Márcia e Neiva (1536 pessoas no total). Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h. Em caso de urgência, atendimento após esse horário nas ESF 2 e 3. Atualmente, a ESF 1 atende no prédio em frente aos Correios.

- ESF 2 e 3 atenderão os pacientes das demais áreas, (2838 pessoas) sem delimitação de território. Os pacientes serão atendidos por livre demanda pelo profissional disponível no momento. Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 21h, e após esse horário, os atendimentos serão pelo Hospital Oswaldo Cruz. Estas unidades prestam atendimento em parte do prédio do antigo hospital.

Com mais uma unidade de saúde em funcionamento, conforme o prefeito Marino, Doutor Maurício Cardoso é o único município do Brasil com menos de 6 mil habitantes com a 3ª equipe de saúde da família por meio do programa federal Saúde na Hora. E complementou: “Abrimos mão de receber recursos do estado e vamos concentrar todas as parcerias para receber apoio financeiro junto ao governo federal, que é o pagador mais correto, mais pontual e que nos suporta de forma mais generosa”.

Ao final, Pollo destacou aos servidores: “De nada vai adiantar fazermos tudo isso, se o atendimento não for feito com amor e dignidade que a população precisa e merece”.

                    

COMENTAR NOTÍCIA

OUTRAS NOTÍCIAS

VOLTAR IR AO TOPO